Notícia - Nove azeites portugueses entre os melhores do mundo


O 8.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, elegeu 9 azeites portugueses como os melhores do mundo.

Os prémios serão entregues às 17h00, do dia 28 de abril, na Ovibeja, numa cerimónia com o apoio do Crédito Agrícola enquanto patrocinador exclusivo.

No concurso, que é já considerado o melhor do mundo, o júri, composto por 40 elementos de 12 nacionalidades, escrutinou 150 amostras de 13 países.

Portugal arrecadou nove prémios, Espanha onze, Itália três e França um.

Os produtores portugueses destacados na categoria “Frutado Maduro” foram a Elosua Portugal - Produtos Alimentares, S.A. (Sovena) e Filipe José de Albuquerque Roboredo Madeira ambos com menções honrosas.

Na categoria “Frutado Verde Ligeiro” Portugal foi o melhor com a medalha de ouro para a Sovena Portugal - Consumer Goods, S.A., medalha de prata para a Sociedade Agrícola Vale de Ouro, S.A. (Sovena), medalha de bronze para o Trás-os-Montes Prime, Lda. e as três menções honrosas para J. Portugal Ramos Vinhos, S.A., Arvólea, Sociedade Unipessoal, Lda. e Olivais do Sul, S.A.

Na categoria “Frutado Verde Médio” a Vitor Guedes, S.A. foi distinguida com uma menção honrosa.

Todos os azeites premiados vão estar disponíveis na Ovibeja, de 27 de abril a 1 de maio, na Arena do Azeite, localizada no Pavilhão Terra Fértil, para provas comentadas por especialistas que permitirão aos visitantes conhecer aromas, sabores e características dos azeites de diferentes zonas do globo.

«O Crédito Agrícola está, uma vez mais, ao lado dos produtores nacionais, apoiando e valorizando a produção de qualidade num setor que tem vindo a crescer sistematicamente nos últimos anos», refere a instituição bancária, em comunicado.

De salientar que a maioria dos produtores nacionais que submeteram amostras a concurso são clientes do Crédito Agrícola, o que denota a proximidade do único Banco cooperativo nacional a este setor de atividade.

Informação retirada daqui

Comentários